Perguntas e respostas

Intermediário/representante avulso:

Como recebo minha comissão? (Para representantes profissionais)

Após o fechamento do leilão emitir para o fornecedor ganhador a NF/RPA para receber a comissão direto na sua conta.

Como recebo minha comissão? (Para intermediários e happy workers cotaki)

Após o fechamento do mês receberá a relação de comissões e emitirá a NF/RPA para o COTAKI que pagará dia 15 do mês subsequente direto na sua conta.

Quanto tempo tenho para emitir a NF? (Para representantes profissionais)

A partir da escolha pelo cliente de quem é o ganhador terá 2 dias uteis para emitir.

Se eu demorar mais que dois dias uteis para emitir a NF? (Para representantes profissionais)

Até dois dias uteis seguramos as informações entre fornecedor ganhador e cliente para que haja a certeza do pagamento ao representante, caso ultrapasse este tempo liberaremos as informações e o representante se acertará diretamente com o fornecedor ganhado.

Se não emitir a NF/RPA?

Não haverá como a empresa pagar.

Quando o fornecedor paga a comissão do representante profissional após a emissão da NF?

21 dias após o envio da NF.

Como me cadastro no site?

Entre no site e se cadastre como intermediário/representante, após liberamos seu acesso e lhe enviamos um e-mail de confirmação, no seu primeiro acesso complete as informações gerais suas para que a ferramenta consiga quando necessário for lhe procurar por estado, cidade, produto representado etc.

Qual e a o percentual da minha comissão?

Se você e um representante técnico e um percentual variável sobre o valor intermediado no leilão, dependendo do produto (entrar em contato com o site para saber os percentuais).
Se você e um intermediário ou happy worker(promotor/indicador) a comissão e sobre o recebido pelo site. (Entrar em contato com o site para saber a comissão).

Como envio as informações de necessidades para serem cotadas?

Pode-se usar sua conta cadastrada no site para enviar informações e desenhos, fotos sobre a necessidade do cliente, quanto melhor a informação mais fácil ficará para orçarmos, ou via e-mail de contato do site.

Se cancelarem o pedido, tenho de devolver a comissão?

Não, pois a clausula de garantia de devolução para cancelamento de pedidos vence um dia antes da sua NF vencer, sendo assim se houver cancelamento de pedido nos 20 dias após a liberação de informações a NF deverá ser cancelada e o fornecedor não deverá nada

Não recebo nada pelo meu trabalho caso haja cancelamento do pedido?

No contrato do cliente existe uma cláusula de mau uso da ferramenta que faz com que o cliente nos pague um percentual do qual lhe repassaremos uma parte.

Qual a diferença entre representante, intermediário e happy worker/indicador?

Representante tem conhecimentos técnicos do que vende e pode fazer visitas técnicas para medir, avaliar, propor soluções técnicas sobre a utilização daquele produto/serviço.
Intermediário e Happy worker/indicador não tem conhecimento técnico do produto ou serviço a ser comprado, eles informam sobre os serviços prestados no site, explicam o funcionamento e indicam clientes para o site, caso necessitem de visitas técnicas será chamado o representante especializado para ajudar na parte técnica.

Como recebo visitas a serem feitas?

Quando se cadastra no site corretamente o mesmo consegue lhe achar para atender as necessidades do cliente de sua região, e gera uma visita a ser feita, após a visita e a necessidade a ser resolvida segue o tramite normal de cadastramento do cliente, preço médio a ser apresentado, aceitação do serviço de leilão pelo cliente e realização do leilão.

Como cadastro clientes?

Modo um: você solicita que o mesmo entre no site e se cadastre informando quem é o representante que o atende e qual a necessidade que se tem para comprar.
Modo dois: você mesmo cadastra o cliente, mas tem de ter os dados do mesmo, a autorização dele para fazer isto e após criar a senha provisória dele informa-lo da mesma, lembrando que para a realização dos serviços de leilão o cliente/comprador receberá um contrato de prestação de serviços para assina-lo, com isto em mãos iniciaremos nosso trabalho.

Como sei que os clientes que cadastrei serão meus?

Quando se cadastra clientes devemos ser avisados ou pelo cliente ou pelo representante/intermediário/happy worker que aquele registro foi feito por ele (via e-mail) e o adicionaremos em sua lista de clientes.

Caso o fornecedor não me pagar a comissão?

Como é uma relação comercial normal entre duas empresas alheias ao nosso controle, os meios legais deverão ser acionados. Deverá ser comunicado ao COTAKI para tentativa de intermediação Inicial entre as partes para ajudar a resolver antes que o representante etc venha a tomar estas medidas. Caso só se resolva via judicial o fornecedor receberá uma avaliação negativa podendo ser retirado do site a critério do COTAKI.

Posso acompanhar o leilão?

Com o uso de sua senha pessoal sim, mas sem poder interferir no mesmo.
E se meu concorrente que também se cadastrou ganhar o leilão?
Independentemente de quem ganhar o leilão você será pago com a comissão estipulada.
Happy workers:

Como recebo minha comissão?

Diretamente via nosso site, pois teremos um contrato de trabalho na modalidade representação aonde você estará divulgando o site, cadastrando novos clientes, solicitando leiloes etc

Fornecedores:

Como recebo necessidades para cotar?

Todas as necessidades pertinentes ao seu produto ou serviço corretamente cadastrados no site serão enviados a voo fornecedor para cotação, mantenha seu cadastro sempre atualizado.

Sou obrigado a cotar todas as necessidades que vem para a minha empresa?

Não, o fornecedor pode escolher se cota todas ou algumas necessidades recebidas de acordo com sua conveniência.

O comprador paga a quem?

O pagamento de dará diretamente do comprador ao fornecedor.

Se escolhi receber sem sinal posso pagar desta mesma forma a taxa do site?

Em princípio não, o pagamento de 50% da taxa do site deve ser pago imediatamente para liberação das informações entre comprador e fornecedor, mas o site poderá estudar caso a caso.

O site se responsabiliza pelos pagamentos subsequentes do comprador?

Não, pois se trata de negócios entre duas empresas (comprador e fornecedor), e as mesmas devem resolver diretamente suas pendencias. O site pode ser acionado para ajudar a solucionar a questão, mas não podemos assumir responsabilidades ou dar garantias de recebimento.

Como funciona o ranking de fornecedores?

Após a intermediação ser concluída e o serviço ou produto entregue faremos junto ao comprador uma pesquisa de satisfação que balizará o ranking, com estes dados será atribuído ao fornecedor um número de estrelas que ajudará o comprador na hora da escolha do fornecedor vencedor que poderá não ser o de melhor preço.

O fornecedor vencedor e sempre o de menor preço?

A escolha do fornecedor vencedor e sempre do comprador, o qual poderá escolher por preço ou outro critério a sua escolha, e o ranking do site e um deles, mas não o único.

Quanto tempo após o leilão o fornecedor sabe se foi escolhido?

O comprador tem até dois dias uteis para comunicar ao site a sua decisão sobre o fornecedor ganhador, após este prazo o contrato e rescindido entre o site e o comprador e o mesmo terá de pagar uma taxa por mau uso da ferramenta.

Quem passa ao fornecedor a informação de que ele e o ganhador?

O próprio site.

Quando o fornecedor recebe a informação de que ele e o vencedor recebe também todas as informações do comprador?

Não, após o envio da informação de que aquele fornecedor e o ganhador o site envia a cobrança de 50% da taxa devida em contrato a ser paga em até dois dias uteis e o restante a 21 dias após o primeiro pagamento, se houver representante, o mesmo enviará a nf dele para pagamento a 21 dias. Efetuado o pagamento inicial será liberada a comunicação entre fornecedor e comprador. O site poderá analisar outras formas de pagamento.

Tem custo para participar dos leilões ou cadastrar?

O cadastro e sem custos assim como as participações, mas o escolhido pelo comprador terá de pagar a taxa de leilão para o site ou para site e representante.

Em caso de cancelamento do pedido por minha parte ou por parte do comprador como fica a taxa já paga ao site como sinal?

Em caso de cancelamento do pedido por parte do fornecedor por motivos justos (não pagamento do sinal por parte do comprador em até 20 dias após o pagamento de 50% da taxa do site, solicitação por parte do comprador de alteração de condição comercial a qual não possa ser atendida, alterações de produto ou serviço sem o aceite da contrapartida financeira se esta for necessária, solicitação por parte do comprador de antecipação de data de entrega impossível de ser atendida pelo fornecedor etc.) ou por parte do comprador por qualquer motivo, o site devolverá 90% do valor recebido como forma de sinal, e retendo 10% para pagamento de despesas administrativas.

Em caso de cancelamento em quanto tempo será devolvido o valor referente ao sinal dado?

Em até 3 dias uteis.

Em quanto tempo o fornecedor deverá pagar o sinal da taxa do site?

Em até 2 dias uteis, não o fazendo estará desde já ciente que o seu pedido será cancelado e outro fornecedor será chamado a assumir o mesmo. O valor restante será pago em 21 dias após o primeiro pagamento.

Quais os modos de pagamento da taxa?

Após receber a informação de que é o fornecedor escolhido e estar de acordo (via e-mail) em vender o produto ou serviço leiloado pelo site, receberá a NF eletrônica de serviços com a condição de pagamento e as duplicatas das duas parcelas para dar aceite e devolver ao site e deverá escolher a forma de pagamento que poderá ser deposito em conta ou boleto (para o sinal) ou boleto bancário (para o sinal e segunda parte do pagamento)

Quando recebo os dados do comprador para emitir o pedido?

Após confirmação de pagamento serão liberadas as informações básicas para contato entre fornecedor e comprador, outras informações necessárias para emissão do pedido deverão ser conseguidas diretamente com o comprador.

Como consigo a estrela extra de garantia de bom fornecedor?

Para se obter a estrela extra será necessária uma visita ao fornecedor para atestar as condições fabris, comerciais e financeiras da empresa, após nossa visita e avaliação fornecermos um dos três tipos de estrelas (bronze, prata e ouro) validas por um ano.
Bronze para uma empresa em desenvolvimento com itens a serem aprimorados.
Prata para uma empresa desenvolvida, mas ainda com itens a serem desenvolvidos
Ouro para uma empresa em ótimas condições com poucos itens a serem melhorados.
Veja com a nossa equipe comercial custos para a realização das visitas técnicas e critérios das estrelas.

A estrela só vale por um ano?

Sim, será necessária outra visita técnica anual a ser realizada até 15 dias antes do vencimento da validade da estrela para revalidar a mesma, mantendo-a, melhorando-a ou rebaixando a mesma.

Para que serve a estrela?

Dá ao comprador um outro comparador além do preço para ajudá-lo na definição do fornecedor.

A estrela da garantias das ações do fornecedor?

Não, e somente uma visão geral da empresa naquele ano, não nos responsabilizamos em casos de atraso na entrega, quebra da empresa, produtos com defeito ou qualquer ato ou decisão que possa vir a afetar a saúde econômica do fornecedor. O serviço prestado que resultará nas estrelas não é uma auditoria e não deve ser assim vista.

Pode o fornecedor ser excluído do site?

Sim, em casos graves de não entrega dos produtos ou fora das especificações da carta convite

Se o leilão fechar num preço acima da proposta do fornecedor escolhido?

Sempre nos basearemos no orçamento que foi implantado no site pelo próprio fornecedor com sua senha e login, se o valor posto for menor que o ultimo preço ofertado e finalizado no leilão o comprador irá comprar o produto e serviço por aquele preço não havendo a possibilidade de se ter enriquecimento ilícito.

Como funcionam os lances no leilão?

Existe inicialmente um valor mínimo de lance que pode ser ofertado este será informado para todos os fornecedores, o sistema não permite lances menores do que o mínimo, este poderá ser alterado para menos no decorrer do leilão, serão aceitos lances maiores do que o mínimo.

Quanto tempo dura o leilão?

Normalmente a duração e de 30 minutos entre a abertura e o fechamento do leilão, mas caso haja qualquer lance nos últimos 3 minutos faltantes para acabar o tempo predefinido o relógio do site ira acrescer mais 3 minutos para que todos os fornecedores possam repensar suas estratégias e possibilidades de dar novos lances, isto ocorrera indefinidamente até que ninguém mais de lances nos últimos 3 minutos, o comprador pode uma única vez ao final do leilão rejeitar as propostas o que dará um acréscimo de mais 3 minutos para todos pensarem.

Quando será feito o leilão?

O leilão tem dia e hora marcados pelo próprio comprador e será anunciado via e-mail a todos os fornecedores envolvidos, os mesmos devem no horário e data convencioinjados entrarem com seus logins e senhas para darem seus lances.

Vou dar lances no escuro?

Não, você saberá o valor ganhador daquele momento e poderá dar lances para cobri-lo

Vou saber quem são os outros fornecedores?

Não, os nossos fornecedores e também o cliente serão identificados por ids dinâmicos que mudam a cada lance ofertado.

Vou poder me comunicar com os outros fornecedores?

Não haverá nenhuma comunicação entre os fornecedores para evitar conluios e carteis.

O comprador fica do outro lado da sala virtual interferindo no processo?

Não, o comprador pode somente observar o leilão.

O comprador pode não comprar de ninguém?

Caso isto ocorra ele estará sujeito a uma multa por mal-uso da ferramenta.

O comprador poderá alterar a data do leilão?

Sim, dependendo dos motivos iremos reagendar nova data.

Posso fazer quantos leiloes por mês?

Quantos quiser se houverem leiloes em aberto para seu tipo de produto ou serviço

Posso ter catálogos eletrônicos e colocar anúncios de meus produtos e serviços no site?

Por hora não, estamos estudando a viabilidade destas ações de marketing e o custo das mesmas.

Estarei em viagem no dia do leilão, como faço para dar lances?

Pode usar o celular, tablete ou computador.

Caso eu esteja sem internet como dou lances?

Ligará para nossa central informando o lance e enviará a confirmação do mesmo via e-mail para valida-lo, o e-mail será usado para auditar os lances.

Compradores:

O que posso querer comprar via leilão?

Praticamente qualquer produto ou serviço técnico, estando em dúvida nos consulte.

Como envio a minha necessidade ao site?

Após cadastro e liberação da ferramenta você pode enviar sua necessidade diretamente pelo próprio site (fotos, anexos, desenhos, croquis, especificações) ou via e-mail no [email protected]

Custa me cadastrar no site?

Não.

Tem mensalidade o site?

Não.

Quando eu decidir comprar via leilão tem custo?

Não, o nosso contrato prevê que na formalização da intermediação não há custos.

E se após contrato assinado eu desistir de fazer o leilão ou desistir de comprar após o leilão feito ou cancele o pedido após liberação do mesmo ao site?

Você tem até 7 dias após o contrato assinado para desistir sem taxas, após os 7 dias e antes do início do leilão, terá taxa administrativa paga pelo comprador, cancelamento do contrato entre o início do leilão e o termino do mesmo ou cancelamento do pedido após o comprador ter expressado ao site via e-mail a concordância em comprar do fornecedor escolhido ou o fornecedor cancele o pedido por motivo justo(não pagamento de sinal, falta de comunicação e informações, alteração de condições comerciais etc.) em até 20 dias a partir da liberação de informações entre fornecedor e Comprador será cobrada do Comprador taxa por mau uso da ferramenta sobre menor valor do leilão. As taxas se devidas serão pagas em até 3 dias úteis após a data do cancelamento. Verificar valores e percentuais com a nossa equipe.

Quantos dias tenho após o leilão terminar para indicar o fornecedor ganhador?

Você deverá informar ao site o fornecedor ganhador em dois dias uteis após a data do final do leilão. Não o fazendo neste prazo terá taxa de mau uso da ferramenta sobre o menor valor auferido no leilão a ser cobrado do comprador. Verificar o percentual com a nossa equipe.

Como posso escolher o fornecedor ganhador?

O site libera totalmente sua escolha seja por preço, ranking ou outro critério a sua escolha.

Tenho de fazer a avaliação do fornecedor após a conclusão dos trabalhos?

Sim, e bom para dar a outros compradores uma avaliação de seu fornecedor ganhador para ajudar na escolha nas próximas negociações e ajudá-lo a melhorar.

Tenho de assinar o contrato?

Estando certo de sua escolha de querer comprar melhor e mais em conta via leilão reverso temos de ter um contrato de prestação de serviços com direitos e deveres de ambos os lados.

Quero só valores estimados, tem custo?

Não, fazemos sem custos orçamentos para se ter ideia de valores médios e se os mesmos se encaixam no orçamento do comprador antes de fazermos o contrato.

Posso receber todos os orçamentos com os dados dos fornecedores?

Não, como trabalhamos com confidencialidade tanto dos fornecedores como dos compradores não podemos enviar dados de ambos.

Como posso saber se não há empresas fantasma no leilão?

Após o termino do leilão e escolha do fornecedor ganhador e pagamento da taxa pelo fornecedor temos condições de apresentar todos os lances feitos pelos fornecedores e seus respectivos cnpj.

Como o leilão e preparado?

Após cadastro e liberação da ferramenta, passamos preços médio, se o cliente estiver de acordo com os valores médios (no leilão devem cair mais) assina o contrato, o site começa a preparar o leilão com a equiparação de todas as propostas nas áreas técnicas, comerciais etc. e com tudo pronto marcamos dia e hora para o início do leilão que definira o melhor preço.

Como se dá a escolha dos fornecedores que participam dos leilões?

O comprador pode optar por só fazer o leilão com seus fornecedores habituais, ou só com nossos fornecedores e ainda um mix de ambos.

Qual a garantia que os fornecedores do site são bons?

Procuramos escolher os melhores do mercado aliado a um rígido controle via avaliações de outros compradores para retirar do site aqueles que tenham ou possam ter causado problemas de diferentes tipos ao mercado. Avaliamos também informações de mercado como reclamações em sites especializados neste tipo de dados. E quando o fornecedor deseja apresentar uma credibilidade maior aos compradores oferecemos a possibilidade de fazermos uma avaliação in loco para lhe dar uma estrela de avaliação extra (bronze, prata ou ouro) infelizmente tudo pode não garantir que o fornecedor seja isento de problemas.

Quais os requisitos da equalização de propostas?

Neste momento faremos a verificação de todos os orçamentos quanto a especificação técnica, condições de pagamento, prazo de entrega, garantias, acabamentos (cores, voltagem etc.) para que quando o leilão terminar tudo já esteja antecipadamente negociado restando ao fornecedor somente emitir o pedido e envia-lo ao comprador para que o mesmo de sequência ao pagamento e outros assuntos relevantes.

Que libera meu credito e condição de pagamento?

O fornecedor.

Qual o prazo que tenho para marcar o leilão?

Se for um contrato com uma empresa compradora com muitas compras não há prazo, mas se for contrato para uma compra única o prazo e de 60 dias.

O que ocorre se eu não marcar o leilão em até 60 dias após o contrato ser assinado?

O contrato será cancelado e haverá uma taxa administrativa. Verificar valor com a nossa equipe.

Posso remarcar um leilão?

Sim, tendo algum tipo de problema e só nos avisar com antecedência de 3 dias uteis. Caso tenha contrato com 60 dias para marcação do leilão o novo prazo deverá ser antes de vencer o prazo para não ter de pagar a taxa administrativa.

Necessito de ter o projeto para definir o escopo do leilão, é possível?

Sim mas depende de que tipo de projeto e se os fornecedores o fazem sem custo, consultar nosso departamento comercial.

Necessito de uma visita técnica para definir o projeto ou serviço e a necessidade, é possível?

Sim mas depende de onde você se encontra e se existe um representante técnico em sua região que vende o produto ou serviço que se necessita. A visita não tem custos se for dentro do raio de abrangência do representante. Consulte nosso departamento comercial.

Assine a nossa newsletter

Inscreva-se no nosso boletim informativo para receber as nossas
novidades, e fique por dentro de tudo.